quarta-feira, 1 de maio de 2013

Voltando para StarCraft 2 - Um Novo Desafio


Resolvi lançar um novo desafio para mim: aprender a jogar SC2 com a raça terrana. Para aqueles que não conhecem,  StarCraft é um RTS desenvolvido e publicado pela Blizzard Entertainment. Meu primeiro contato com o jogo se deu em 2010 com o lançamento de StarCraft 2 Wings of Liberty - o primeiro Starcraft foi lançado em 1998 e, até o presente, não tive oportunidade de jogá-lo.

Quando adquiri SC2, a minha intenção era unicamente jogar a campanha e deixá-lo de lado. Nunca gostei de multiplayer, sou mais single player do que multi. Porém, no final do ano de 2011, acompanhando o canal de Cynical Brit de Total Biscuit, acabei conhecendo o cenário do E-sports e passei a me interessar pelo multiplayer.

A Visão de uma Noob sobre cada Raça

Em todo jogo que permite a escolha de raças, sempre opto pela humana, mas resolvi fazer diferente e escolhi os protoss depois de assistir ao stream de White-Ra. Gosto muito das habilidades da raça toss como os campos de força e escudo guardião das sentinelas e da tempestade psiônica dos templários supremos. Entretanto, os protoss são muito engessados, pois as unidades e estruturas são muito caras, é uma raça que não permite errar, pois as perdas são muitos altas, o timing tem que ser perfeito. Contudo suas unidades são muito fortes quando corretamente micrada (expressão utilizada para se referir à movimentação do exército no mapa). Bem... nenhuma das três raças é perfeita.


No entanto, mesmo gostando muito da raça toss, sempre tive um certo fascínio pelo terranos. A raça terrana é a mais versátil das três, as possibilidades de harass - consiste em atrapalhar o jogo do oponente - são maiores, muitas podem ser as combinações de exército: bio, mech ou bio + mech até as estruturas são móveis. Porém, a raça terrana, também, tem seus problemas: o multitask (multitarefa em tradução livre) é muito massante, é preciso ficar ligado na linha de produção e a reposição do exército não é imediata como no caso dos zergs e dos protoss. Isso deixa a raça um pouco cansativa.

Em relação aos zergs, joguei pela primeira vez com a raça na campanha da expansão Hearts of the Swarm que foi recententemente lançada em 12/03/2013 - agora vocês conhecem um dos motivos que me deixaram afastada do blog por um mês e meio. Não é um raça pela qual tenho fascínio, embora eu tenha me simpatizado com o Abatur. Com base na campanha, não dá para ter uma visão completa sobre os zergs, pois nela temos acesso a habilidades que facilitam a jogabilidade (como produção imediata de suseranos por exemplo), mas não estão disponíveis no multiplayer. Uma coisa que gostei é o fato de não termos que construir várias  estruturas para aumentar a capacidade de produção e reposição exército, em compensação, expandir para a raça zergs é fundamental, pois a capacidade de crescimento de exército e reposição é ditada conforme o número de bases, lavas disponíveis, injeção de lavas que é feita pela rainha e suseranos (responsável pelos suprimentos). Das lavas são feitos trabalhadores e outras unidades - inclusive suserano -, por isso o jogador zerg iniciante fica entre o dilema de fazer trabalhadores e unidades de ataque. A reposição do exército é praticamente imediata, além disso, é muito fácil trocar de exército ao contrário dos protoss que se errar na composição das unidades podem perder a partida.

O Desafio

Faz um ano e alguns meses que jogo o multiplayer - de maneira irregular - do SC2. Quando fiz as partidas de classificação pela primeira vez fui classificada como liga ouro. Fiquei me achando (risos), perdi tanto que na temporada seguinte fui rebaixada diretamente para a liga bronze, a mais baixa de todas.

Antes utilizava meu apelido Drika depois mudei meu nick para DamaDeFerro, hoje, apenas, Dama.
Com lançamento de HotS fui classificada como prata devido a uma mudança de percentual nas ligas baixas. Antes eram 20% em cada uma das três ligas baixas (bronze, prato e ouro). Os 40% restantes estão distribuídos nas ligas platina, diamante e mestre. Atualmente a divisão de percentual das ligas baixas em HotS são: bronze 8%; prata 20%; e ouro 32%.

Como fiquei uns três meses sem jogar, apanhei muito na liga prata quando voltei a jogar HotS, portanto, nessa terceira temporada, que começa hoje, caí para a bronze. Na realidade vários jogadores foram rebaixados.

Já que fui rebaixada, estou na liga mais baixa mesmo, não tenho nada a perder, resolvi mudar um pouco e jogar como terrano. O problema é que na primeira decepção, volto para os protoss por puro costume e comodismo com a jogabilidade. Então, resolvi fazer um autodesafio, jogar a 3ª temporada de 2013 como terrano. Será que vou resistir? Só nas próximas postagens saberemos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário