quinta-feira, 14 de março de 2013

23 Anos de Gamer

Lembro como se fosse ontem, 14 de março de 1990, aniversário da minha irmã. Era uma quarta-feira,  portanto, minha irmã só receberia seu presente depois da janta, meu pai acordava muito cedo para trabalhar, nós só o víamos depois das 7h da noite.

No jantar minha irmã toda empolgada me perguntou: "Advinha o que eu pedi para o papai de presente de aniversário?" Conhecendo minha irmã, eu já sabia que era algo que não poderia acertar, caso contrário, ela não teria feito a pergunta. Daí, ela me lembrou do meu primeiro contato com o vídeo game que foi na casa de uma vizinha. Tínhamos ido à casa dela para buscar uma coroa e brincarmos de Miss Baianinha, quando passamos pelo cômodo onde ela mantinha os brinquedos, vi o irmão dela e outro vizinho brincado com um aparelho que lhes permitia controlar um bonequinho na televisão, fiquei fascinada com aquilo (eu ainda não sabia, mas o jogo era Mario, lembro claramente dele pegando uma flor e atirando bolas de fogo em seguida). Voltando ao jantar com minha irmã, ela me disse que aquele aparelho se chamava vídeo game e que pediu um de presente de aniversário.



Terminado o jantar foi aquele momento de empolgação, parecia até que o presente era para mim, eu até tentava disfarçá-la, mas não conseguia. Meu pai entregou o presente para minha irmã que o desembrulhou empolgada e rapidamente, era o Master System. Enquanto meu pai o instalava,  minha irmã e eu ficamos admirando as imagens da caixa, Alex Kidd - uma personagem muito estranha por sinal: mistura de homem com macaco - nadando, pilotando um helicóptero, andando de triciclo. Eu ficava imaginado que aventuras eu encontraria naquele jogo.

O jogo estava gravado na memória do Master, então, terminada instalação, meu pai entregou o joystick para minha irmã que morreu no primeiro pássaro. Enquanto ela aprendia os comandos do jogo, eu folheava o seu manual, eu ainda estava em processo de alfabetização, só tinha seis anos da idade, ficava ali olhando as figuras dos itens disponíveis no jogo, as personagens, os inimigos, o tipos de caixa que Alex podia quebrar. Minha irmã empacou no primeiro fantasma, por conta disso, meu pai resolveu ler o manual. E aí está a memória mais bonita que eu tenho com meu pai, minha irmã sentou de um lado e eu do outro, meu pai começou a ler o manual em voz alta, fiquei conhecendo a estória do jogo, suas personagens, o problema do fantasma e sua relação com as caixas com interrogação. Por isso, a primeira coisa que faço ao comprar um jogo é ler o manual, pois me traz essa lembrança tão bonita.

Passado o fantasma, minha irmã chegou na parte de água, mas, devido à falta de coordenação motora, ela morreu no primeiro peixe. Minha mãe percebeu que eu estava louca para jogar e pediu para minha irmã me passar o joystick. Meu coração acelerou estava empolgada e ao mesmo tempo nervosa. Fui tentar matar o primeiro pássaro e morri, bem, eu ainda tinha mais duas vidas, peguei o anel na primeira caixa de interrogação e não quebrei a segunda para evitar o fantasma. Aos trancos e barrancos, consegui chegar até a parte da água e morri pela segunda vez ao encostar num peixe. Na terceira tentativa, eu morri ao encostar num pássaro quando tentei pegar dois sacos de dinheiro.

E foi assim que tudo começou...



Nenhum comentário:

Postar um comentário