domingo, 27 de janeiro de 2013

Square-Enix e a Falácia do Free-to-Play




Depois de 60 horas de jogo, terminei Final Fantasy Dimensions. Como já havia escrito no post Final Fantasy Dimensions – Um Verdadeiro Final Fantasy (post atualizado), o jogo desenvolvido e publicado pela Square-Enix para IOS e Android segue o antigo formato dos primeiros jogos da série. Nesse tópico, evitarei repetir aquilo já havia escrito no anterior e vou fazer algumas considerações acerca da Square-Enix sua relação com o modelo Free-to-Play e como esta relação pode interferir na imagem da empresa e de seus jogos.

Final Fantasy Dimensions é um JRPG tão completo, entretido e complexo quanto qualquer outro da série FF. Entretanto, o modelo free-to-play mal implementado pela Square-Enix e sua política de altos preços levam o jogo a não ter o reconhecimento que merece. Eu até entendo o porquê dos jogos da SE serem tão caros no IOS, pois a maioria deles são bem feitos e tem a qualidade de um jogo para DS ou PSP, alguns são port dessas plataformas, não se tratam de jogos simples como a maioria dos jogos desenvolvidos para IOS. A Kotaku fez uma matéria interessante em que a SE justifica os preços.

Quando fiquei sabendo sobre FFD, fiquei animada, pois gosto do modelo antigo de FF, mas conhecendo a SE, já sabia que o jogo não seria gratuito. Ao ler “Grátis” no local onde costuma estar o preço, continuei com meu ceticismo, porém, imaginava que jogo custaria uns U$ 9,90 dólares e tomei um susto quando vi U$ 29,99 dólares (atualmente o jogo completo custa U$ 19,99 dólares). Como a maioria das pessoas, pensei: “um absurdo em se tratando de um jogo para IOS!” Por conta disso, um jogo tão bom acabou com uma classificação muito baixa e a Square-Enix com a imagem de uma empresa mercenária caça-níqueis. Lendo as reviews dos usuários, percebe-se que o preço é o único motivo para a baixa classificação, não vi nenhuma review de alguém que tenha jogado FFD de fato.

Ainda em se tratando de FFD, o Prólogo não mostra nada a respeito do potencial do jogo, parece uma mistura de FFI com FFII numa nova roupagem. Em 1 hora ou menos dá para finalizá-lo. Mesmo com o jogo na promoção na época, eu ainda fiquei receosa, pensando: “e se a estória for chata, cheia de clichês e com personagens bobas?” Pesquisei reviews em sites especializados como o Touch Arcade e o jogo tinha muitos pontos positivos, sendo o preço o seu único aspecto negativo, assim, decidi comprar. E não me arrependi.

O problema da Square-Enix é que ela quer é fazer gato passar por lebre, anuncia um jogo como free quando, na realidade, ele é pago. O que é o modelo free-to-play? Todos sabem que jogo free-to-play é aquele em que se tem acesso total ou, pelo menos, aos aspectos principais do jogo com a possibilidade de comprar itens com dinheiro real que melhoram a sua jogabilidade ou trazem algum tipo de benefício. Ora, como se sabe, não é o caso Final Fantasy Dimensions. Tal atitude gera frustração, pois o usuário recebendo a falsa informação de que jogo é grátis cria uma expectativa, mas, quando baixa e termina de jogar o prólogo, é informado que os próximos capítulos são pagos, o que gera frustração e uma imagem fortemente negativa para o jogo e para a empresa. Tal atitude é caracterizada como propaganda enganosa, se a SE tivesse representante no Brasil poderia ser processada.



A Square-Enix é livre para cobrar quanto quiser por seus jogos, mas não deve chamar de free aquilo que de fato não é. Recomendável é que a Square-Enix mude a forma como jogo está sendo anunciado. É melhor informar que o jogo completo custa X, mas que o Prólogo é gratuito para testar a afirmar que o jogo é free, iludindo o consumidor. Dessa forma, o impacto será menos negativo. Aliás, eu recomendo também que o Capítulo I que é curto, por isso mais barato, seja gratuito, pois Prólogo não mostra quase nada do potencial do jogo. Se as informações fossem passadas de acordo com a realidade, Final Fantasy Dimensions não teria uma imagem tão negativa.

Um comentário:

  1. Isso mostra como o consumidor nunca é colocado em primeiro plano, como sempre deveria ser. Tirando o fato de que é crime a propaganda enganosa, é muito desrespeitoso com usuário. É por essas e outras, que a Square está do jeito que está.

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