quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Final Fantasy Dimensions - Um Verdadeiro Final Fantasy


Pensem num Final Fantasy em que sejam reunidas as melhores características de todos os Final Fantasies predecessores, principalmente, os da geração Super Nintendo... Esse Final Fantasy existe e seu nome é Final Fantasy Dimensions. Disponível para IOS e Android pelo preço de U$19,99 dólares (isso mesmo, pouco mais que R$ 40,00 reais!), esse FF desenhado em gráficos 2D retorna à fórmula original da série que vem sendo alterada desde Final Fantasy X.

Final Fantasy era (talvez ainda seja) minha série favorita, era por ela que eu trocava de console a cada lançamento de uma nova geração, porém, depois de FFXII, meu interesse pela série caiu. Eu não sou contra mudanças, ao contrário, até gosto de novidades, mas, desde FFX, a série passou por muitas modificações que acabaram descaracterizando-a: o mini mapa, bem como, os meios de transportes (exceto o chocobo) desapareceram, as batalhas se tornaram um meio termo entre por turno e em tempo real, as estórias deixaram de ser interessantes, os diálogos ficaram muito melodramáticos e, desde Kuja (FFIX), a série não tem um vilão descente. Por conta  disso, pela primeira vez em minha vida, não adquiri um console da geração atual, pois FFXIII não despertou o meu interesse.

Minha empolgação por Final Fantasy renasceu com FF Dimensions, tive sorte de comprá-lo em promoção por U$ 16,00 dólares - os mais bem pagos dentre os jogos que tenho instalados em meu IPod. Em princípio, fiquei receosa, pois pensei que fosse mais uma estória em que 4 guerreiros da luz deveriam buscar o poder dos quatro cristais para derrotar o mal e salvar o mundo. Mas não é bem assim! A estória do Dimensions começa quando o Cristal que mantinha o equilíbrio do mundo é atacado e quebrado pelo seu próprio guardião. Assim o mundo acaba dividido em dois: o mundo da luz e o mundo de escuridão. E juntamente com essa divisão surgem os guerreiros da luz e os da escuridão, portanto, você não tem uma party, mas duas. Isso é muito bom, pois lhe dá oportunidade de aproveitar todas jobs disponíveis no jogo, já que você terá 8 personagens fixos desde o início. 

Além da estranha quebra do Cristal e da divisão do mundo, este ainda se encontra sobre o domínio do Império de Avalon que busca pedaços do Cristal espalhados pelo mundo e eliminar nossos heróis. Assim, tanto os guerreiros da luz quanto os da escuridão, partem numa jornada para derrotar o Império, desvendar o mistério da quebra do Cristal e restaurar mundo.

O sistema de jobs é o mesmo de FFIII (refiro-me ao original para Nintendo que foi refeito para NDS) e FFV, ou seja, a personagem não tem uma job fixa, como ocorre em FFVI. Há o nível da personagem (o level comum tal como conhecemos) e o nível da job, à medida em que este é desenvolvido, novas habilidades são adquiridas, podendo ser utilizadas com outras jobs, o que permite inúmeras estratégias no desenvolvimento da personagem e na composição da party.

Apesar de a estória ser um pouco cliché, os diálogos são divertidos ao estilo do Final Fantasy VI, além disso, vários "easter eggs" podem ser encontrados não só nas conversas entre as personagens, mas também em locais que visitamos no jogo e nos personagens eventuais. As personagens principais são muito carismáticas e alguns vilões são marcantes. Em FF Dimensions, encontramos também o casino com vários mini-games, inclusive, a corrida de chocobo e o Coliseum de FFVI.

O único aspecto que não gostei do jogo foi o acesso ao World Map. Por ser vendido em capítulos, não temos liberdade para andar livremente no mapa-mundi, só temos acesso a determinadas regiões correlacionadas com o capítulo/subcapítulo que estamos jogando. Ressalto que é possível visitar as áreas pelas quais já passamos, mas para isso temos que encontrar pontos luminosos chamados de Rift (fenda em inglês), através deles somos magicamente transportados para regiões já visitadas. Isso torna a locomoção um pouco entendiante, pois, às vezes, não dá para lembrar onde está o Rift ou temos que atravessar várias áreas para chegarmos a um determinado mapa. Entretanto, no Capítulo IV, o mundo é unificado e, finalmente, o jogador poderá se movimentar livremente por ele com seu Airship.


Não se deixem enganar pelo preço, plataforma e gráficos do jogo, pois não se trata de um mini game como a maioria dos jogos para IOS e Android. O jogo é tão longo, complexo e divertido como qualquer outro Final Fantasy para console. Consegui terminá-lo com prazerosas 60 horas de jogo. O desfecho da estória não decepciona tem drama e comédia. Eu realmente me apaixonei pelo set de personagens, desde FFIX que eu não tinha tanta empatia assim. Do enredo, a única coisa que não gostei foi o papel do imperador que não foi bem explicado, embora a sua identidade seja uma surpresa. Com post-ending, o Gladiator's Hall pode ser acessado, lá o jogador  é desafiado a enfrentar três inimigos típicos da série Final Fantasy e podem obter itens mais raros, toda vez que esses inimigos são derrotados eles ficam mais fortes. Além disso, outras surpresas são aguardadas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário